quarta-feira, 15 de julho de 2009

Disciplina e Crescimento

3434207_LFQ5v.jpeg
Esse tema tem tudo a ver com o conceito fundamental, a identidade da r2b network, empresa de treinamentos para líderes, que trabalho. Acreditamos que não é possível que uma empresa obtenha melhores resultados sem processos, normas e regras bem definidas, e nas minhas pesquisas me deparei com um pequeno texto do Jim Collins, um dos grandes pensadores de estratégia nos negócios na atualidade. Leiam:

Segundo estudos realizados por Jim Collins, na maioria das companhias vencedoras, o sucesso demorou 20 anos para surgir.
Os estudos de Jim Collins indicam que disciplina é fundamental para que uma empresa dê o salto para a excelência. "Grandeza se acumula. Mas só conseguimos construí-la aos poucos", pondera. Segundo seus estudos, na maioria das companhias vencedoras, o sucesso demorou 20 anos para surgir.
O consultor cita o caso da maior rede de varejo do mundo, a Wal-Mart, que nos sete primeiros anos de existência tinha apenas duas lojas. "O vôo para atingir o nível excelente tem de ser metódico, disciplinado, ano a ano."
O pesquisador acrescenta outro ingrediente à receita do sucesso: líderes excelentes. Em sua avaliação, os grandes administradores são, em primeiro lugar, humildes, ou seja, veem a companhia antes da própria biografia. E são aqueles que compreendem que em primeiro lugar vem o "quem" e, depois, o "que".
"Quem construiu grandes empresas se concentrou em conseguir as pessoas certas, aquelas que tinham capacidade e talento para agregar à equipe", diz.
Jim Collins coloca esses administradores diferenciados no nível 5. Nessa classificação, os líderes nível 4 são efetivos, mas alimentam ambições pessoais maiores que as da empresa. Os de categoria 3 são gerentes competentes. O grau 2 é o funcionário que trabalha para a equipe. E o grau 1 é o indivíduo altamente capacitado.
Para saber que tipo de empreendimento você está dirigindo, Collins propõe uma pergunta: "Quantos assentos em seu ônibus estão sendo ocupados pelas pessoas certas?".

Fonte: HSM Management

If you think training is expensive, try ignorance

Posted via email from leofilardi's posterous

Nenhum comentário:

Postar um comentário