sexta-feira, 24 de julho de 2009

Indicação de livro - O Marketing Titânico

Marketing_Titanico.JPEG
É um estudo de empresas que fracassaram é uma analogia entre o naufrágio do supertransatlântico Titanic e a falência de grandes empresas como a Encol, Iridium, Trol, Bloch Editores, Mesbla, Mappin, KFC e outras.
A prepotência deixou as empresas descuidadas e mercado é como o Oceano, sofrendo transformações constantes, que precisam ser previstas para que os administradores possam adotar mudanças no momento certo, quando forem necessárias de acordo com as transformações no ambiente do mercado."Tamanho não é documento".
As empresas quando começam a operar em determinados mercados, ou ambientes, assemelham-se a uma embarcação no início de uma viagem. O Titanic tinha tudo para dar certo, mas o problema foi exatamente a prepotência.
No mercado as empresas grandes aparentemente deveriam ter uma viagem tranqüila, mas no marketing moderno não é possível se distrair nem um momento e perder de vista os clientes. "É preciso ficar mais atento às modificações do mercado", ressalta Las Casas. Ele frisa, no entanto, que em muitos casos, o problema é adotar mudanças erradas, ou no momento incorreto.
O primeiro caso mencionado pelo doutor da FGV foi a falência da construtora Encol. "Eles sofreram com a pressão da mídia, mas o grande problema foi a má administração. Desviaram o foco da construção e passaram a fazer aplicações financeiras", revela. Já no caso da Trol, uma série de conflitos geraram instabilidade na empresa que não conseguiu se manter. As lojas de departamento Mesbla e Mappin tiveram que enfrentar uma forte concorrência e também cometeram graves erros de posicionamento mercadológico, ocasionando uma perda de identidade e o foco de sua clientela.
A franquia da rede americana de lanchonetes KFC chegou ao Brasil com lojas maiores que a sua capacidade de operação e faltou conhecimento no ramo para produção. Um dos casos mais interessantes foi o da Iridium, empresa de telecomunicações, que antes mesmo de chegar ao mercado lançou uma massiva campanha na mídia, anunciando a tão falada telefonia global. Eles, no entanto, não levaram em conta a concorrência e estavam também sem nenhuma sintonia com o mercado. Em um ano a empresa faliu.
Para os empresários, Alexandre Las Casas dá algumas dicas básicas para manutenção da atividade no mercado, começando pela boa sintonia com o ambiente:
  • Preparar-se para surpresas do ambiente e para as concorrências imprevisíveis
  • Buscar soluções criativas e estimular novas idéias
  • Manter sempre uma postura de guerreiro mas com humildade
  • Reduzir os erros.
Marketing Titânico – 5 dicas extraídas de erros de outras empresas.
  1. Fique ligado no mercado e ambiente. Um filme, uma peça de teatro, tudo pode inspirar soluções.
  2. Faça o planejamento pensando nas piores coisas que possam acontecer. Esteja preparado para elas.
  3. Treine sua equipe para as dificuldades que possam surgir, capacitando seus funcionários.
  4. Mantenha os colaboradores motivados. O clima positivo é fundamental para superar os momentos de crise.
  5. Tenha a postura de um eterno guerreiro, e não a de um conquistador comemorando triunfo. Não se sinta o máximo, pois o mercado está em constate mudança.
Boa Leitura

Leo Filardi

Posted via email from leofilardi's posterous

Nenhum comentário:

Postar um comentário