domingo, 26 de setembro de 2010

Design Thinking, moda ou tendência

Como definição geral, “Design Thinking” (DT) é um processo intuitivo e criativo, centrado nas necessidades humanas. O conceito foi desenvolvido pelo Instituto d.school da Universidade Stanford, no Vale do Silício, Califórnia e a tradução mais adequada é "o pensamento através do design", ou seja pensar de forma prática, simples e compromissada com as demandas de um projeto, levando em conta aspectos econômicos, tecnológicos e socialmente possíveis.
Em geral as etapas do DT compreendem:


Porém uma das características do DT é a criatividade, então diferentemente dos modelos tradicionais de gestão, essas etapas podem acontecer em paralelo ou simultâneamente, mas com foco sempre no usuário final, levando em conta o desejo e a usabilidade desejados pelo consumidor.
A IDEO indica o livro, Change by Design de Tim Brown, como referência no assunto, em seu livro o autor apresenta o "esquema" abaixo
Mas a pergunta é, como o DT pode ajudar as empresas e as pessoas a serem mais organizadas e criativas? Antes de tudo, como em qualquer passo para a mudança é admitir que algo precisa ser mudado, como diria Einstein, "É insano acreditar que teremos resultados diferentes pensando, falando e agindo da mesma forma todos os dias", sendo assim, as empresas devem estimular suas equipes a pensarem sempre de forma criativa, avaliando tendências de mercado, para identificar problemas e encontrar soluções de forma a aproveitas as diversas oportunidades que existem.
Vou começar uma série de pequenos insights sobre o tema que acredito ser uma perspectiva interessante sobre o conceito inovação, e foge completamente aos modelos tradicionais.
Um abraço e sucesso a todos.
Posted via email from leofilardi's posterous