quinta-feira, 30 de julho de 2009

Sites no YouTube

Essa encontrei no Results On, (http://www.resultson.com.br), acho que essa moda pega sim, afinal se conseguimos ter uma idéia do que a empresa faz em 2 minutos, de forma explicativa, sem precisar ficar "entendendo" e "descobrindo" a empresa em seu site, fica muito mais fácil.

Parece que virou moda lançar sites de empresas no YouTube. A agência BooneOakley foi a primeira e a brasileira  V + Z  está apostando na ideia. Dá só uma olhada no criador e na criatura.


Posted via email from leofilardi's posterous

domingo, 26 de julho de 2009

Word cloud creator

Achei um site chamado wordle que cria nuvens a partir de textos, dando destaque para as palavras que aparecem com maior frequência. Você pode levar para seu blog ou site, sendo mais uma opção criativa para essa ferramenta.
Achei bem interessante e fiz um teste no meu
blog e no meu twitter. O resultado está abaixo!

No twitter


No blog

Posted via email from leofilardi's posterous

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Indicação de livro - O Marketing Titânico

Marketing_Titanico.JPEG
É um estudo de empresas que fracassaram é uma analogia entre o naufrágio do supertransatlântico Titanic e a falência de grandes empresas como a Encol, Iridium, Trol, Bloch Editores, Mesbla, Mappin, KFC e outras.
A prepotência deixou as empresas descuidadas e mercado é como o Oceano, sofrendo transformações constantes, que precisam ser previstas para que os administradores possam adotar mudanças no momento certo, quando forem necessárias de acordo com as transformações no ambiente do mercado."Tamanho não é documento".
As empresas quando começam a operar em determinados mercados, ou ambientes, assemelham-se a uma embarcação no início de uma viagem. O Titanic tinha tudo para dar certo, mas o problema foi exatamente a prepotência.
No mercado as empresas grandes aparentemente deveriam ter uma viagem tranqüila, mas no marketing moderno não é possível se distrair nem um momento e perder de vista os clientes. "É preciso ficar mais atento às modificações do mercado", ressalta Las Casas. Ele frisa, no entanto, que em muitos casos, o problema é adotar mudanças erradas, ou no momento incorreto.
O primeiro caso mencionado pelo doutor da FGV foi a falência da construtora Encol. "Eles sofreram com a pressão da mídia, mas o grande problema foi a má administração. Desviaram o foco da construção e passaram a fazer aplicações financeiras", revela. Já no caso da Trol, uma série de conflitos geraram instabilidade na empresa que não conseguiu se manter. As lojas de departamento Mesbla e Mappin tiveram que enfrentar uma forte concorrência e também cometeram graves erros de posicionamento mercadológico, ocasionando uma perda de identidade e o foco de sua clientela.
A franquia da rede americana de lanchonetes KFC chegou ao Brasil com lojas maiores que a sua capacidade de operação e faltou conhecimento no ramo para produção. Um dos casos mais interessantes foi o da Iridium, empresa de telecomunicações, que antes mesmo de chegar ao mercado lançou uma massiva campanha na mídia, anunciando a tão falada telefonia global. Eles, no entanto, não levaram em conta a concorrência e estavam também sem nenhuma sintonia com o mercado. Em um ano a empresa faliu.
Para os empresários, Alexandre Las Casas dá algumas dicas básicas para manutenção da atividade no mercado, começando pela boa sintonia com o ambiente:
  • Preparar-se para surpresas do ambiente e para as concorrências imprevisíveis
  • Buscar soluções criativas e estimular novas idéias
  • Manter sempre uma postura de guerreiro mas com humildade
  • Reduzir os erros.
Marketing Titânico – 5 dicas extraídas de erros de outras empresas.
  1. Fique ligado no mercado e ambiente. Um filme, uma peça de teatro, tudo pode inspirar soluções.
  2. Faça o planejamento pensando nas piores coisas que possam acontecer. Esteja preparado para elas.
  3. Treine sua equipe para as dificuldades que possam surgir, capacitando seus funcionários.
  4. Mantenha os colaboradores motivados. O clima positivo é fundamental para superar os momentos de crise.
  5. Tenha a postura de um eterno guerreiro, e não a de um conquistador comemorando triunfo. Não se sinta o máximo, pois o mercado está em constate mudança.
Boa Leitura

Leo Filardi

Posted via email from leofilardi's posterous

domingo, 19 de julho de 2009

Divulgando Conhecimento: Academic Earth

academic.jpgO californiano Richard Ludlow pensou em uma maneira de democratizar o ensino e quebrar as barreiras da disponibilização de conteúdos educativos. Desta ideia, surgiu o Academic Earth, uma página da web que disponibiliza aulas online das mais importantes universidades do mundo, como Harvard, Yale, Stanford e Columbia.

No site, que foi para o ar em setembro de 2008, é possível encontrar cerca de 1500 vídeos de 17 áreas do conhecimento. O usuário - ou estudante - pode pesquisar por keyword, matéria ou até pelo nome dos professores. 

O Academic Earth também monta uma playlist de aulas, em que é possível se informar sobre a crise econômica, por exemplo, ou sobre como abrir sua própria empresa, se preferir.

O único porém é que as aulas são em inglês e os conteúdos transmitidos também são densos. Entretanto, existem alguns sites brasileiros que disponibilizam aulas online, só que a grande maioria é paga.

Entre os sites brasileiros gratuitos, tem o da BBC, que disponibiliza aula de inglês online. Já o portal da Deutsche Welle tem um canal feito para quem estiver interessado em aprender a língua alemã.

Posted via email from leofilardi's posterous

Brand Keyboard, uma ode ao capitalismo


Teclados de todos os tipos já deram as caras pelo mundo, dos mais finos aos mais rústicos, mas não é tão fácil lançá-los no mercado por questões monetárias. O designer Ignacio Pilotto arranjou um jeito de conseguir patrocínio criando o Brand Keyboard.

Pelo menos ele tem 26 empresas que podem gostar da ideia. Substituindo as letras por marcas atuais, o designer trocou o F por Facebook, o D por Disney, o N por Nike etc. Para ele, a associação das marcas com letras é muito simples e fácil.

O problema é que muita gente já nem olha mais para o teclado para digitar, e talvez essa publicidade pesada possa passar batida. Mesmo assim, o Brand Keyboard é uma grande homenagem às marcas que movem o capitalismo.

Mesmo sendo uma boa ideia para conseguir patrocínio, o teclado de Ignacio Pilotto ainda é só um projeto piloto, com o perdão do trocadilho. Não existe previsão de sua existência.


Posted via email from leofilardi's posterous

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Disciplina e Crescimento

3434207_LFQ5v.jpeg
Esse tema tem tudo a ver com o conceito fundamental, a identidade da r2b network, empresa de treinamentos para líderes, que trabalho. Acreditamos que não é possível que uma empresa obtenha melhores resultados sem processos, normas e regras bem definidas, e nas minhas pesquisas me deparei com um pequeno texto do Jim Collins, um dos grandes pensadores de estratégia nos negócios na atualidade. Leiam:

Segundo estudos realizados por Jim Collins, na maioria das companhias vencedoras, o sucesso demorou 20 anos para surgir.
Os estudos de Jim Collins indicam que disciplina é fundamental para que uma empresa dê o salto para a excelência. "Grandeza se acumula. Mas só conseguimos construí-la aos poucos", pondera. Segundo seus estudos, na maioria das companhias vencedoras, o sucesso demorou 20 anos para surgir.
O consultor cita o caso da maior rede de varejo do mundo, a Wal-Mart, que nos sete primeiros anos de existência tinha apenas duas lojas. "O vôo para atingir o nível excelente tem de ser metódico, disciplinado, ano a ano."
O pesquisador acrescenta outro ingrediente à receita do sucesso: líderes excelentes. Em sua avaliação, os grandes administradores são, em primeiro lugar, humildes, ou seja, veem a companhia antes da própria biografia. E são aqueles que compreendem que em primeiro lugar vem o "quem" e, depois, o "que".
"Quem construiu grandes empresas se concentrou em conseguir as pessoas certas, aquelas que tinham capacidade e talento para agregar à equipe", diz.
Jim Collins coloca esses administradores diferenciados no nível 5. Nessa classificação, os líderes nível 4 são efetivos, mas alimentam ambições pessoais maiores que as da empresa. Os de categoria 3 são gerentes competentes. O grau 2 é o funcionário que trabalha para a equipe. E o grau 1 é o indivíduo altamente capacitado.
Para saber que tipo de empreendimento você está dirigindo, Collins propõe uma pergunta: "Quantos assentos em seu ônibus estão sendo ocupados pelas pessoas certas?".

Fonte: HSM Management

If you think training is expensive, try ignorance

Posted via email from leofilardi's posterous

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Off-Topic - Sol ilumina a rua 42 em Nova York durante o "Manhattanhenge"

Fenômeno que ocorre duas vezes por ano Sol alinha-se com o leste-oeste da rua 42 de Manhattan.

Em NY, o sol ilumina a rua 42 durante o "Manhattanhenge, fenômeno que ocorre duas vezes ao ano, quando o sol alinha-se com o leste-oeste do desenho formado pelos edifícios da rua 42 da ilha de Manhattan.

Foto: Mike Segar/Reuters

Posted via email from leofilardi's posterous

domingo, 12 de julho de 2009

Oportunidades

top.jpg

Quem disse que não há oportunidades no ócio....

A Microsoft explorou (e muito bem esse mercado) entregando uma série de soluções (claro que com base nos seus aplicativos, aí a oportunidade) em planilhas, onde a mais baixada no ranking do site é a Casório Calculator, e não é tabajara, ajuda nas contas para um casamento.

Enfim, para aqueles que querem explorar o Ócio Criativo, como descreveu Domenico De Masi em seu livro do mesmo nome, aproveitem, o endereço do site é http://www.ocio2007.com.br/ociov01/portugues/home/default.aspx
--
Leo Filardi
If you think training is expensive, try ignorance

Posted via email from leofilardi's posterous

DIVULGANDO O QUE ROLOU NA FLIP

logo.jpg
Na série redes-sociais-quero-fazer-parte-de-todas apresento uma excelente opção para os que investem seu tempo de forma literal, O Livreiro (http://www.conhecaolivreiro.com.br/home/). O Livreiro é uma rede social para quem gosta de livro. De qualquer tipo: poesia, história, música, internet, comportamento, clássicos, quadrinhos, filosofia, gastronomia. 

Na sua auto-descrição, e imagino missão eles se descrevem como o seguinte:

Cada leitor é de um jeito, e O Livreiro pode ser feito do seu jeito. 
Leitores de todas as gerações e formações, de qualquer ponto do país, participam de várias maneiras: ao se tornar membro, é possível montar a estante pessoal, selecionar autores preferidos, resenhar obras lidas, buscar sugestões de leitura, descobrir afinidades compartilhadas e criar comunidades sobre assuntos de interesse. 
Aproximar pessoas e livros é a nossa missão, ajudar a fazer do Brasil um país de leitores, o nosso sonho.

Aproveitem
Leo Filardi
If you think training is expensive, try ignorance

Posted via email from leofilardi's posterous

Marketing “boca-a-boca” em todos os sentidos

Essa vem do Blog de Guerrilha (http://www.blogdeguerrilha.com.br/)

foto_1

Uma composição do metrô na nossa mão durante toda a madrugada. Previamente preparada com 24 câmeras fixas, 48 microfones de lapela,  antenas, centenas de metros de cabos, uma mesa de som com 50 canais no naipe das usadas nos palcos de grandes festivais. Tudo para captar os encontros que iriam rolar entre os casais entre uma estação e outra. Tudo bem amarrado para segurar o balanço dos 50 km/h.

Não bastava ser o primeiro Speed Dating do Brasil. Ele tinha que ser no metrô e ter toda essa pegada “bigbroderiana”. Tudo para ficar em linha com o comercial e o conceito de Trident Fresh: você confiante para interagir nas centenas de oportununidades de encontros que tem ao longo do dia.

foto_2

Chamamos alguns blogueiros? Sim. Deu imprensa? Deu. Quem participou achou uma experiência inesquecível? Achou. Rolou putaria? Claro.

Mas a melhor parte vem agora: as mais de 50 horas de gravação serão draconianamente editadas para gerarem 100 vídeos com as melhores, piores e mais inusitadas  estratégias de sedução. Coisas tão impressionantes quanto o que acontece no 1:01 (o segundo que ninguém esquecerá).  Ou ainda se divertir vendo como os caras repetiam os papinhos com todas, como no vídeo abaixo.

Conteúdo de sobra para transformar o Canal de Trident no YouTube em uma atração. Que mostre pro povo algo mais divertido do que comerciais de 30 segundos. Não deixe de ir lá e clicar “Inscrever-se”, para ser avisado sempre que um vídeo novo entrar.

Leo Filardi
If you think training is expensive, try ignorance

Posted via email from leofilardi's posterous

Por dentro do processo de inovação da IDEO


IDEO é sem dúvida uma referência em inovação. Já desenvolveram produtos para: Nike, Apple, P&G, etc. Nesse vídeo dá pra ter uma ideia do processo que eles desenvolveram para resolver um problema, que no caso é desenhar um novo carrinho de supermercado. O time é formado por pessoas das mais diversas áreas, nenhuma ideia morre antes de ser explorada, não existe poder formal, etc, etc, etc. Uma verdadeira aula.
O mais interessante é uma declaração do idealizador da IDEO onde ele assume que o time dela não é composto de experts em nenhuma área específica, porém são experts no PROCESSO de inovar, daí você conclui porque algumas empresas sobrevivem e outras não
Aproveitem....

Leo Filardi

If you think training is expensive, try ignorance

Posted via email from leofilardi's posterous

Tem coragem?

Pra quem curte fortes emoções, a novidade é visitar o Sears Tower´s em Chicago.

A partir do dia 2 de julho, quem visitar o prédio confere um visual incrível.

Foi construída uma sacada suspensa que fica a 412 metros de altura e foi instalada no 103º andar do prédio. Dá uma olhada nas fotos e me fale se tem coragem... 






If you think training is expensive, try ignorance.

Posted via email from leofilardi's posterous

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Causa e Efeito

causa-efeito.jpg

Um dos assuntos que sempre me deparo em aulas ou conversar é essa relação causa e efeito. Quando algum amigo vem me liga e eu pergunto, e aí tudo bem, vem aquele suspiro e em seguida a clássica, vai indo, correndo atrás, parece um discurso padrão, mas quando analisamos tudo ao nosso redor, a conclusão é a mesma, o que estamos vivendo é o efeito provocado por alguma atitude anterior, parece viagem, mas acredito muito nessa relação que tem braços na física, química, matemática, espiritismo e por aí vai, mas foi na filosofia que encontrei a explicação mais lógica (olha a matemática aí) e sensata para essa relação. Segundo a Filosofia, a Lei de causa e efeito, parte da definição de que "Nenhum efeito é quantitativamente maior e/ou qualitativamente superior à causa".

Vou dizer com toda a sinceridade, assim como temos sempre duas opções em tudo na vida, acredito muito que em todo o momento estamos gerando ações, que podem ser marolinhas ou verdadeiros tsunamis daqui há um dois ou vários anos.

Posted via email from leofilardi's posterous

Desafie a Philips e fique famoso

A Philips lançou um viral estimulando o usuário a enviar desafios para a empresa.

Neste viral assinado, ela para mostrar a qualidade da nova lâmpada Wake-up, simulando o máximo de claridade, como se fosse um Sol. É interessante este exemplo para mostrar que a comunicação consegue, vende o produto, vende a interação, vende marca, propõe que os usuários conheçam os produtos e ainda deixa o usuário famoso.

E aí, que tal acordar um Galo as 3 da Manhã?

Posted via email from leofilardi's posterous

Um jeito diferente de Twittar

twitter_banner1

Essa veio do blog http://www.elogiospordia.com.br/

O Twitter tem sido cada dia mais explorado pelas empresas, que aos poucos veem surgir oportunidades de negócio no site.

Este é o storyboard do banner criado pra Volkswagen na página principal do Twitter. Ele pede pra você colocar seu nome de usuário e mostra uma rápida análise das suas atualizações. Em seguida, ele indica um carro que combina com o seu perfil e faz uma chamada pra você conhecer os outros carros da Volkswagen no site.

Uma ação super interativa, que chama a atenção e causa interesse.

Faça o teste no banner animado: http://caseyshultz.com/vw-ad.php

Posted via email from leofilardi's posterous

Quebrando o gelo das Reuniões

dommo3

Essa veio do blog http://www.elogiospordia.com.br/.

Pra atender seus Clientes e Prospects de uma maneira diferenciada e cheia de estilo, a agência espanholaDommo abandonou a tradicional sala de reuniões e abriu um restaurante, o Dommo Kitchen, “El 1º restaurante del mundo sólo para anunciantes”.

O restaurante tem apenas uma mesa e só funciona quando alguma reunião é marcada. Pra receber Clientes especiais, a Dommo convida chefs de cozinha famosos pra preparar os quitutes.

Confira o site http://www.dommokitchen.com/

Copyright do http://www.elogiospordia.com.br

Posted via email from leofilardi's posterous

terça-feira, 7 de julho de 2009

Estratégia: Aonde dói menos mudar?


Em momentos de crise, como a que vivemos agora, há uma grande movimentação em direção a mudanças na estrutura da empresa.

Edmour Saiani, dono da Ponto de Referência, surgeriu esse desenho.

Na pirâmide da esquerda está a quantidade de esforço necessário para a mudança, sendo que o topo da pirâmide indica um pequeno esforço e a parte de baixo um grande esforço. Na pirâmide da direita está o resultado obtido com cada tipo de esforço, sendo maior no topo e menor na parte de baixo.

Seguindo seu raciocício, ele falou que descobriu essa relação quando passou pela experiência de reestruturar uma área de uma grande empresa. Nesse processo, descobriu que cortar atividades que não geravam valor agregado à operação foi a melhor e mais rápida maneira de conseguir grandes resultados com o mínimo de investimento.

Na parte de baixo da pirâmide fica o investimento em processos, padronizações e sistematizações, que exige um grande investimento em horas de profissionais e normalmente dá um retorno tangível pequeno no resultado.

Achei interessante pois muitas vezes, na crise, não sabemos muito pra onde ir e esse simples desenho pode abrir nossas cabeças. Me fez lembrar também um pouco a Matriz de Valor apresentada no livro Estratégia do Oceano Azul, onde ele indica o exercício de análise do negócio sobre a ótica do que precisa ser eliminado, acrescentado, diminuído e aumentado.

Interessante, não é?

Posted via email from leofilardi's posterous

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Onde apostar, segundo a Business Week

A Business Week, aponta os setores mais bombados dos EUA atualmente. O levantamento é baseado no mercado norte-americano, mas os números falam de linhas de comportamento gerais, que podem ser traduzidas para economias de qualquer lugar do mundo. Se bem que eu não tenho muita certeza se eu aplicaria todas as minhas economias em uma barraquinha de doces…

IPhone Apps

iphone_apps_0

A abertura da Apple Store no ano passado bateu a marca de 30 milhões em vendas de produtos, com lucros estimados em 1 bilhão em lucro. Pois é, entre  joguinhos e players, todo mundo está querendo a sua fatia, como o pessoal da Sand Hill Road, que já reservou 100 milhões para investir nesse mercado.

Doces

candy_shop_1

O mercado de doces passou ileso pela recessão.  Em Nova York, o aumento na venda de doces foi de 30% desde o ano passado, enquanto a indústria de confeitaria cresceu 3,7%. Historicamente, as maiores fabricantes do país surgiram na Grande Depressão de 30, impulsionadas por arruinados que chupavam uma balinha para adoçar a vida.

Tecnologia da saúde

heathcare_tech3

Prescrição de programas, digitalização de registros e inovações tecnológicas fazem do mercado hospitalar um dos mais promissores dos EUA, que deve crescer 18% até 2016. O governo federal injetou 19 bilhões em startups do setor para criar um sistema de informação da saúde. Afinal de contas, independente da crise, uma hora todo mundo vai precisar desse serviço.

Bebidas Alcoólicas

beer_wine

Mesmo com a tentativa de redução do consumo nas bebidas alcoólicas, as vendas de produtos premium impulsionaram um crescimento significativo nos últimos anos. Produtos como vinho, cerveja e licor registraram alta de 18% durante 2008. Aqui pelos nossos lados, cerca de 11,3 milhões de litros de cachaça são exportados por ano, segundo os número do último Fórum Internacional de Bebidas.

SAAS - Software as service

application_0-1

O software como um serviço de nicho tem previsão de crescimento de 20% anuais. De acordo com o Gartner, o segmento deverá produzir 8 bilhões de dólares até o fim do ano.

Yoga

yoga_apparel_0

A recessão deve estar mesmo mexendo com o espírito do país: 5,7 bilhões de dólares foram gastos em cerca de 14 milhões em acessórios para Yoga. Os consumidores afirmam que trata-se de recomendações médicas. Vai saber… Ohmmmmm

Consultoria de Nicho

niche2

A consultoria de nichos empresariais deve crescer 5,9% até 2016. O grande número de demissões tem gerado uma onda de profissionais atuando no mercado como consultores autônomos.

Construções Verdes

green_building_1-1

Mesmo com a crise imobiliária, a procura por edificações verdes continua aumentando. O mercado global de edifícios verdes prevê 140 bilhões de lucro até 2013, de acordo com o relatório divulgado pela McGraw-Hill.

Posted via email from leofilardi's posterous