terça-feira, 19 de maio de 2009

10 aplicativos de Twitter para empresas


Este é um post em coautoria. Foi o Jorge Carvalho que o descobriu no Marketing Technology Blog e me passou, porque sabe que ando focada na ferramenta. Trata-se de uma criteriosa listagem de aplicativos de Twitter que são interessantes para empresas especificamente. Alguns eu conhecia, outros não, mas o bacana é que todos (menos o da versão beta) foram testados para entrar aqui.

(Mas antes de vocês mergulharem na lista, queria fazer uma recomendação, como consumidora, não como jornalista: que as empresas usem essas ferramentas para o bem, ou seja, para disseminar informações relevantes ao público. Se não, já sabemos que a história pode acabar com o feitiço virando contra o feiticeiro…)

GESTÃO OPERACIONAL (CONTAS E POSTS)

  • Cotweet. Permite lidar com contas múltiplas, pré-programar (agendar) tweets, postar em várias contas, fazer o co-tagging do post com as iniciais do autor e até atribuir um tweet a outro membro da empresa. Com ele, você também pode adicionar uma mensagem quando solta um tweet.
  • Hootsuite. É uma suite forte, porque inclui usuários múltiplos, editores, feed para automação do Twitter, contas múltiplas, agendamento de tweets, post para várias contas, abreviador de URL com estatísticas, integração com Ping.fm e a possibilidade de incluir Adsense quando a URL abreviada for enviada adiante. É a mais completa das soluções desta categoria. Só ficou faltando o gerenciamento de workflow (fluxo de trabalho) para postar e monitorar tarefas.
  • Twinterface. Ainda em versão beta fechada, não pôde ser avaliado. Mas promete.

GESTÃO DE REPUTAÇÃO

  • Radian6 (o da imagem). Se você acabou de instalar o Google Alerts para tentar monitorar as novas do Twitter logo vai descobrir que os alertas simplesmente não chegam ou, quando chegam, é tarde demais. Porque a operação Twitter é complexa e grandiosa demais. O Radian6 tem uma tonelada de funcionalidades para resolver isso, desde monitoramento em tempo real de todas as fontes de mídia social até workflows abrangentes e automação. Está sendo fechada uma parceria do Radian6 com a Webtrends também, um upgrade que possibilitará fundir o monitoramento de fatos off-site com dados analíticos on-site  –pode representar um salto gigantesco para esse segmento de mercado.

AUTOMAÇÃO PELA MÍDIA SOCIAL

  • Ping.fm. Se você quiser postar no Twitter e em outras 40 redes diferentes, tudo bem. Basta usar a Ping.fm, que ainda consegue integrar seus mecanismos sociais com o universo mobile via SMS, email e mensagens instantâneas. O serviço também oferece mensagens disparadas de modo customizado. Pode-se dizer que a Ping.fm é o canivete suíço da automação na mídia social.

OUTRAS FUNÇÕES: MICROBLOGGING CORPORATIVO (INTERNO)

OUTRAS FUNÇÕES: MARKETING COM ALVO GEOGRÁFICO

OUTRAS FUNÇÕES: FORMAR GRUPOS

Posted via email from leofilardi's posterous

Nenhum comentário:

Postar um comentário